Culto Comunidade da Cruz - 28.09.2011
Pr. Michel Medeiros
Atos 13:1-3
“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.”
Hoje eu quero falar da oração que faz a gente gastar tempo na presença de Deus de tal modo que nos torna sensíveis à Sua voz, porque Ele é um Deus que fala. Se você não está ouvindo a voz de Deus, há alguma coisa errada na sua relação com Ele.
Eu ouvi uma frase semana passada do Pr. João Cardoso que me chamou a atenção: a igreja que não jejua e não ora não sabe a direção que Deus quer dar a ela. E ele fez referência a esse texto.
O trecho faz distinção entre dois dons: profetas e doutores (mestres).
Existe, de fato, esse ministério profético na igreja. Martin Lloyd Jones uma vez disse que, conversando com um padre em uma viagem de trem, perguntou se ele conseguia identificar semelhança entre a igreja dele e a igreja de Atos. O padre respondeu que não. E eu quero te perguntar a mesma coisa. Você vê o mesmo despertar de dons de Atos na sua igreja?
Essa mensagem é um convite a nós, para que busquemos estes dons em nossas comunidades.
Os homens citados no texto não são citados à toa, eles buscavam muito, principalmente por meio de jejum e oração.
Outra coisa que chama atenção em Atos é que em momentos anjos falam, o Espírito Santo fala, e o próprio Deus fala. E os homens da Atos sabiam distinguir essas vozes, tal a sua intimidade!
O Bispo Roberto Mc Allister certa vez perguntou, no café da manhã, a um outro pastor, ‘qual é a palavra de deus para você nesta manhã?’ Todo homem de Deus precisa ouvir a sua voz.
Vamos agora para 1 Samuel 3:1
“E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.”
Isso significa que há momentos da história em que Deus não se expõe, Ele se cala, se esconde. Aquele era um momento de sequidão espiritual.
1 Samuel 3:2-10
“E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver),
E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus,
O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”
Vejam, o garoto estava sendo preparado para ser sumo sacerdote de Israel e nunca havia escutado a voz do Senhor. Quando o Senhor chama Samuel, por três vezes, e ele não entende, o Senhor é paciente, e espera até que ele compreenda. Por fim, Eli o orienta.
Ainda que naquele momento histórico Deus não estivesse se manifestando, Samuel era servo, dedicava sua vida ao serviço, e Deus sabia disso, tanto que o chamou com intimidade ‘Samuel, Samuel’.
Então oração não é momento somente de vomitar os seus problemas na presença de Deus, mas momento de ouvi-lo audivelmente, como Samuel ouviu.
Se você não ouve a voz do Senhor, dedique-se a isso. Gaste tempo com a ‘oração do ouvido’, onde é Deus quem fala. Quero te convidar a ser uma igreja que está atenta à voz do Espírito.
Jejum e oração são as ferramentas espirituais que você tem para ser um servo que agrada o seu Deus e que reconhecerá a voz Dele quando Ele te chamar.
Não se acomode com o deserto espiritual, busque intimidade com Deus.
Não se acomode com o deserto espiritual, busque intimidade com Deus.
Amém.
0 comentários:
Postar um comentário