domingo, 30 de outubro de 2011

Amor em tempos de tribulação - 30 OUT

Culto Comunidade da Cruz – 30.10.2011
Pr. Michel Medeiros
Rm 8 : 31-38
A Bíblia nos apresenta homens se queixando de Deus para Deus, e isso me chama a atenção de como nos podemos ser verdadeiros no nosso relacionamento com Ele. Eu nunca vi nenhum pastor aos berros tentando me convencer de que Deus me amava. Mas eu já vi muitos pastores usando muita energia tentando me convencer de que eu era um pecador e de que tudo que me cabia era o silêncio diante dele. E quando eu leio a Bíblia, eu descubro Deus se esforçando muito para me mostrar o quão bom Ele é, e o quão humilde é para ouvir a minha queixa, sem me punir!
Nesse texto que vamos ler, Paulo cita o Salmo 44 e faz uma interpretação bem específica da graça de Deus.
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Aqui Paulo está dando uma resposta ao questionamento do salmista. Ele estava passando por tribulação, fome, perseguição. Ao olhar para as dificuldades da vida, Paulo diz que isso não é punição de Deus, ele não questiona o amor de Deus, pois essas coisas não nos separam do amor de Cristo. Essas coisas não são manifestação do abandono de Deus. A resposta que ele dá é a partir do verso 37. Ele não lamenta mais, pois essas coisas não são capazes de nos separar do amor de Deus. O envio de Cristo como nosso salvador já nos é suficiente.
Agora eu te pergunto, você tem o sentimento de que Deus é por você? Ou parece de que ele é contra você? Você tem a sensação de que ele te boicota? Nós vemos afirmações como essas na Bíblia como no Salmo 90, onde Moisés diz que todos os seus dias se passaram sob a ira de Deus.
Pode ser que você tenha dias ruins e realmente pense que Deus não está contigo, mas isso não combina com o Deus da graça. Nenhuma condenação, punição, ira ou amargura existe para os filhos do Deus da graça!
Nada é mais importante que o Evangelho do Deus ‘por nós’. Por isso a primeira lição é: não tenha medo de Deus.
O Pr. Antônio Carlos foi a um enterro de um garotinho de 8 anos de idade que morreu tragicamente, e a mãe perguntou a ele se seria pecado chorar.  Esse Deus parece um demônio que não permite que você chore por um filho que morreu.
Eu mesmo já falei muitas vezes que na minha caminhada cristã eu me tornei uma pessoa menos alegre, pois o Deus que me foi apresentado foi apenas o Deus na sua santidade, e não o Deus que se reconciliou com o homem.
Por isso eu quero te mostrar na Bíblia homens que tiveram a coragem de desafiar Deus em oração, tal o seu relacionamento com ele.
1.                   Salmo 73 – Asaf teve coragem de ser verdadeiro com Deus. Disse que invejava a prosperidade dos ímpios.
Deus quer nos apresentemos como justos diante Dele, não  porque somos justos, mas  porque fomos justificados por Ele!
2.                   Salmo 10 – o salmista reclama com Deus e parece que Deus está em dívida com ele.
O salmista se apresenta assim a Deus porque Ele prometeu que seria um Deus bom, e socorro bem presente.
***
Voltando ao texto principal, Paulo diz que Deus nos deu tudo (seu filho!!) para nos convencer de que nos ama! Nenhuma acusação contra os filhos de Deus prevalece diante desta afirmação.
Então, meus irmãos, as marcas da vitória não são necessariamente prosperidade, mas, em meio à tribulaçao, você continuar sabendo que é amado. O que você precisa mudar são os seus critérios do que é vitoria e o que é derrota.
Cristo nem depende da sua fé pra te salvar. É ele quem te dá fé pra te salvar, antes de qualquer coisa!
Lembre-se: nenhuma dificuldade da vida será capaz de mudar o fato de que Cristo te ama.
Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe_Twitter Compartilhe_Facebook Adicione_Favoritos Redes_Sociais

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons