domingo, 18 de setembro de 2011

O MÉRITO COMO ÍDOLO

Culto Comunidade da Cruz
18 de Setembro de 2011
Pr. Michel Medeiros
O MÉRITO COMO ÍDOLO
**
Introdução: Salmo 18:1-17
"[Para o músico-mor: salmo do servo do SENHOR, Davi, o qual falou as palavras deste cântico ao SENHOR, no dia em que o SENHOR o livrou de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. E disse:] Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.
O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
Das suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.
E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.
Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.
Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
E o SENHOR trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.
Mandou as suas setas, e as espalhou; multiplicou raios, e os desbaratou.
Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo, pela tua repreensão, SENHOR, ao sopro das tuas narinas.
Enviou desde o alto, e me tomou; tirou-me das muitas águas.
Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu. "
Deus se vestiu de terror para os meus inimigos. Ele é o diabo do meu diabo. Ele é inimigo do meu inimigo. Veste-se de trevas em minha defesa quando ouve minha oração. Que essa palavra traga confiança para o seu coração quando você orar a esse Deus. Ele é maravilhoso pra nós, e terrível para os nossos inimigos.
**
Sermão: Lucas 23:39
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. "
O mérito é um deus do nosso tempo. E nós nunc a soubemos lidar com a graça. Nosso coração pouco absorve o que significa ser salvo pela graça. “Você não pode fazer nada para ser salvo”. A salvação é um presente, ou ela é dada gratuitamente, ou nada feito. Ainda que nos definamos cristãos, o nosso Cristo é muito mais reflexo da nossa alma do que o Cristo da Bíblia. “Faça por onde e eu te ajudarei” não está na Bíblia! “Deus ajuda a quem cedo madruga” é outro dito popular que não está no Evangelho.
A questão da culpa – se você, não desempenha bem a vida cristã você não está bem com Deus. A Bíblia não diz nada disso. Diz, porém, que Deus trabalha por aqueles que Nele esperam. Salmo 128 diz que aos Seus amados Ele dá enquanto dormem.
O texto relata três crucificados: Jesus e dois malfeitores. A crucificação era uma forma de morte cruel, destinada aos bárbaros, aos piores assassinos, nenhum cidadão romano podia ser crucificado. E um dele disse a Jesus que era, de fato, merecedor dessa morte.

V. 40-43:
"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. "
Esse homem repreende o outro ladrão e confessa que Jesus é inocente e justo, que Jesus é Deus; faz um pedido a Jesus que sugere um pedido de salvação no futuro.  O pedido dele não é para esta terra mas para o Reino Celestial. Isso é fé, que significa confiança.
O merecer a cruz de Cristo é pecado, pois é despreza o sacrifício de Jesus. Ninguém merece o céu. Esse raciocínio é sutil, mas ele existe na nossa vida.
A fé considera Jesus alguém benigno, poderoso suficiente para apagar os nossos pecados. Jesus “finge” que somos justos e santos, apesar dos nossos pecados. Jesus absorve tudo para si.
Eu te pergunto, qual foi a boa obra desse criminoso? Qual foi o jejum que ele fez? O monte que ele subiu? A lista de confissão de pecados dele? Somente um mero confiar. Somente a sua fé. Esse homem não tinha nada a oferecer, mas Jesus também não queria nada.
Brennan Manning - Fé é a coragem de aceitar ser aceito. Essa coragem de pedir pra Jesus aceita-lo. Teve a ousadia pra pedir ao filho de Deus não trata-lo da mesma forma que os homens o trataram.
As obras do crente podem ser somente uma negação da fé e da confiança porque você pode somente se sentir bem diante de Deus com as suas obras, parecendo agradável a Deus. Por vezes transformamos nosso trabalho em processo de expiação.
Martinho Lutero – quando você for confessar seus pecados não seja muito detalhista. Confessar o pecado é reviver o pecado. Não transforme o pecado num martírio, não o carregue como uma culpa e uma melancolia.
O lugar certo do homem é convicto de que é um pecador, mas com segurança de que Cristo morreu por Ele na cruz. O pecado, assim, não lhe deve traz muito pesar. A oração deste homem deve ser assim: “Graças te dou, Pai, porque eu sou um pecador, e o Senhor um Salvador!”.
Nenhum homem é perdoado pela quantidade ou peso do seu arrependimento, mas porque Cristo morreu na Cruz.
O ladrão da cruz não confessou os pecados dele pra Jesus. Ele somente creu e confiou. Ele teve fé independentemente de arrependimento e culpa.
Eu estou convencido de que poucos conheceram a verdadeira mensagem do Evangelho.
A beleza de Jesus encanta. Peça pra Cristo te salvar da sua religião, da sua ética, dos seus méritos, de você mesmo. Perceba-se perdido.
Ensina-nos o Evangelho, Senhor, e a viver debaixo dele. Ensina-nos a desistir de pagar pelo que o Senhor nos deu gratuitamente.
Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe_Twitter Compartilhe_Facebook Adicione_Favoritos Redes_Sociais

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons